sábado, 28 de maio de 2011

Vaidade, tudo é vaidade diz o pregador!

" Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade. antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer; antes que se escureçam o sol, a lua e as estrelas do esplendor da tua vida, e tornem a vir as nuvens depois do aguaceiro; no dia em que tremerem os guardas da casa, os teus braços, e se curvarem os homens outrora fortes, as tuas pernas, e cessarem os teus moedores da boca, por já serem poucos, e se escurecerem os teus olhos nas janelas; e os teus lábios, quais portas da rua, se fecharem; no dia em que não puderes falar em alta voz, te levantares à voz das aves, e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem; como também quando temeres o que é alto, e te espantares no caminho, e o gafanhoto te for um peso, e te perecer o apetite; porque vais à casa eterna, e os pranteadores andem rodeando pela praça; antes que se rompa o fio de prata, e se despedaçe o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço, e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Vaidade de vaidade, diz o Pregador, tudo é vaidade." Eclesiastes 12: 1-8

Bom pessoal, depois de dois dias sem postar, estou aqui em mais um devaneio fundado na palavra do Pai.
Nessa passagem bíblica de eclesiastes 12, podemos ver um homem, neste caso chamado de O Pregador, refletindo sobre a velhice e suas impossibilidades, suas desventuras e suas dificuldades.
Realmente, se formos analisar, uma pessoa, seja homem ou mulher, ao envelhecer passa por tremendas provações, em nosso país costuma-se dizer que a velhice é a "melhor idade", mas sabemos muito bem que não é bem assim a verdade dos fatos...Mas o assunto principal que pretendo abordar neste post não é esse!
O homem, em todas as fases de sua vida, tem procurado se superar, ultrapassar limites, vencer as lutas que a vida lhe propõe, tudo isso por um simples motivo: VAIDADE!!!
Sim, caros leitores, vamos raciocinar...

O homem quando criança, tem necessidade da atenção de seus pais, pra isso ele trava imensas batalhas em seu dia-a-dia, tais como chorar, fazer birra, rir, engatinhar, cair, levantar, tudo porque? Pra ter a atenção de seus pais. Claro, nesse momento você deve estar pensando, ou até mesmo gritando: Esse cara é doido, a criança faz isso, pra se superar e porque é o curso natural da vida! Eu lhes digo, ok, prossigamos...
Quando mais velho, nas adolescência, o homem tenta ser popular, a atenção dos pais já não é tão necessária, agora é de outra atenção que os "jovenzinhos" precisam. Nessa fase o homem tem a necessidade de ser popular não só entre sua família,mas também entre os vizinhos, os colegas de escola. Sente a necessidade de ser respeitado por todos, de ter um "status" na sociedade.
Após essa fase vem a parte adulta da vida, onde o homem sente a necessidade de trabalhar, pra dali tirar seu sustento, pois os pais já não o podem fazer. Nessa fase é necessário construir família, e pra isso, é preciso ter um bom emprego, uma boa renda para poder construir seus sonhos, nessa época é que o homem começa a entender, enfim, as coisas como realmente são. Que aquela rivalidade com os amiguinhos de escola, hoje é a disputa pela promoção no trabalho, que é preciso bem mais que uma piscadinha de olho pra conquistar a mulher de seus sonhos, e por aí vai...
Nesse momento, faço uma pausa e convido vocês a refletirem comigo, até aqui, em tudo que foi mencionado, onde você encontrou algo relacionado a vaidade? Até aqui, onde você leu algo que não seja a verdade?

Meus queridos, a bíblia é simples e clara no que diz respeito a essa tema, devemos sim buscar o melhor para nós e nossos familiares, devemos tentar galgar posições mais altas. O problema é que, na maioria das vezes, não estamos dando o melhor de nós, e sim, dando o melhor para os outros verem o quanto somos bons naquilo que fazemos. Deus, creio eu, quer nos mostrar com esses versículos, que não importa o quanto venhamos a fazer pra ter o melhor, sempre vamos falhar em nossa vaidade, mesmo que inconscientemente, esquecemos que somos pó e à ele retornaremos...

Apenas espero que me chegue a velhice e eu não venha a lamentar que todos os dias da minha vida tenham sido dominados pela vaidade e por coisas que não são tão necessárias para a vida. Coisas essas,que com certeza, só vamos perceber que não tinham tanto valor no final de nossas vidas. 

Que possamo refletir sobre isso!!!

Um comentário:

  1. “... na maioria das vezes, não estamos dando o melhor de nós, e sim, dando o melhor para os outros verem o quanto somos bons naquilo que fazemos..."

    Vaidade é concordo plenamente, penso parecido, mas costumo usar a palavra futilidade, damos importância a coisas sem valor. Pregamos uma imagem na sociedade, manipulamos pessoas para sermos aceitos no mundo, mas o que é realmente importante e necessário? Por vezes esquecemos não é?

    Belo texto meu colega obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir