segunda-feira, 4 de julho de 2011

Natureza humana & Sabedoria

Novamente estou aqui, pedindo desculpas por tantos dias sem postagem. Há dias estava sem computador por problemas técnicos, mas estamos na luta novamente.
Na última postagem recebi um comentário do amigo Ueslen Camargo, sugerindo alguns assuntos para futuras postagens, porém, um me chamou muito a atenção, e é sobre ele que vou escrever..."Natureza Humana & Sabedoria".


"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." Efésios 2:3


Vemos nesse texto, que a natureza humana são a ira, o erro, os desejos da carne. Mas Deus não nos criou para isso. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, porém o próprio homem, em sua natureza pecaminosa, tem mudado os lados da moeda!


"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém." Romanos 1:25


A natureza humana, ao meu ver, tem se deleitado em seus desejos, em suas vontades, deixando assim, de viver as promessas que o Senhor prometeu.


"E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna." 1 João 2:25


Vocês já conheceram alguém que segue seus instintos a todo o custo, poder dizer que é feliz? Vocês já analisaram a vida das pessoas que andam com Deus verdadeiramente e as que se deixam guiar por sua natureza humana?
Há muitas pessoas, crentes em Deus ou não, que são dotadas de uma inteligência superior aos demais, porém, eu pergunto: Estas pessoas podem ser consideradas sábias?


"Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria." 1 Reis 10:23


Por que Salomão excedeu aos demais em sabedoria? Porque ele pediu a Deus. A sabedoria de Salomão, foi e é reconhecida por todos os povos da terra, tanto biblicamente, como historicamente.


"E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência." Jó 28:28


Então, se a bíblia, que pra mim é a máxima verdade da terra, diz que a sabedoria vem do Senhor e apartar-se do mal é inteligência, podemos dizer que pessoas que praticam o mal são sábias?
Salomão só não foi sábio, quando deixou sua natureza falar mais alto


"Porventura não pecou nisto Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo ele amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E contudo as mulheres estrangeiras o fizeram pecar." Neemias 13:26


Portanto, Salomão deixou sua sabedoria, sua inteligência de lado, por um motivo que está, ainda latente em nossos dias, é o que tem mais feito homens e mulheres, deixarem sua natureza pecaminosa, tomar as rédeas da situação. Temos deixado nosso orgulho, nosso ego, a luxuria tomar conta, ao invés de sermos sábios e prudentes. Acontecendo isso, vemos no que nos tornamos hoje, um povo cheio de defeitos, provenientes de nossa natureza sim, mas quem disse que temos que seguir nossa natureza? Se todos os homens e mulheres da terra seguissem suas vontades, acho que não existiria mais o ser humano. Para nossa própria sorte, Deus tem levantado pessoas com sabedoria e ciência para "equilibrar" um pouco a situação! 
Além disso, creio que sabedoria, nada mais é do que tomarmos decisões corretas, à luz da verdade, em qualquer situação, sem prejudicarmos um, ou outro, sendo justos e diligentes em nossas decisões.
Quanto ao fato de seguirmos nossos instintos a bíblia diz: 


"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis." Gálatas 5:17


Concluo dizendo, que tudo o que tenho escrito até aqui, é baseado em minha fé, naquilo que acredito, e baseado na Bíblia Sagrada. 
Se vocês tem gostado, concordado, ou mesmo, discordando, seus comentários serão lidos e bem vindos....até a próxima!

4 comentários:

  1. Bom, eu creio no que me ocorre, no que vejo, nos fatos, nas experiências, não posso crer em algo que nunca me foi comprovado e que na minha visão, parece ser tão sem sentido e prejudicial ao meu eu.

    Concordo em pleno de que, se as pessoas seguissem seus instintos fazendo tudo o que tivessem vontade, seria um caos, mas.

    A natureza humana não é só mal e luxúria, quantas vidas já foram salvas por alguém que na hora não pensou, mas apenas seguiu seus instintos e jogou-se na água ou no fogo para salvar outra vida? Isso também é natureza humana, quem sabe se, a razão ou até o bom senso interferissem neste momento instintivo, as vidas não poderiam ser salvas.

    O que eu quero dizer é que, se uma pessoa sente vontade de fazer alguma coisa, se seu espírito grita por aquilo, ela tem de fazer, desde que isso não vá prejudicar outras pessoas e muito menos ela própria.

    Assim ela será feliz, realizando o que deseja, relembrando que, sem prejudicar outras pessoas e nem a si próprio. Muitas pessoas deixam de ser felizes, por medo, deixam de seguir seus instintos, pois a sociedade pressiona e muitas vezes por vergonha...

    Quantos homens conheci que gostariam de escrever alguns poemas bonitos para garotas, seguir o coração, sua natureza efetiva, ajudar alguém, ser gentil, ceder o lugar, em fim... E por vezes se privam disso, não seguem suas naturezas, pois o mundo, a sociedade, seja lá o que for pressionam, trazem medo e vergonha.
    Quantas pessoas já me disseram nessa minha curta vida, frases do tipo:

    "Hoje em dia a gente tem que se cuidar, não dá pra facilitar com ninguém.
    Deixe ele se virar sozinho.
    Temos que ser frios.
    Hoje em dia tem que atropelar para não ser atropelado.
    Eu não vou dar meu lugar, também estou pagando."

    Será que no fundo essas pessoas realmente gostariam de fazer isso? Ou foi o mundo e as más experiências que as fizeram negar suas naturezas e se tornarem frias e egoístas?

    A meu ver muita gente está deixando o mundo guiar suas vidas, fazem o que deve ser feito e não o que gostariam de fazer, por isso há tanta gente infeliz, pois se privam de viver e põe-se a obedecer e aceitam o sofrimento.

    Bom, isso é pra ser só um comentário... termino aqui já que me perdi, espero que sirva pra alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eis-me aqui de novo, só vou postar um trecho de um livro que estou lendo, que expressa bem minha opinião sobre razão, natureza e sabedoria, talvez fique mais claro.

    ..."nós não deveríamos nos sentir culpados pelos nossos sentimentos. Eles existem como parte de nós e devemos aceitá-los como aceitamos nossa altura ou que não temos habilidade..."

    Mas e daí:
    ...""Não dá pra aceitar os sentimentos negativos, assim a sociedade seria um caos...""

    ..."Pelo contrário, se todos nós aceitássemos nossos sentimentos, o relacionamento social e toda nossa vida melhorariam muito, porque não devemos confundir sentimentos com comportamento..."

    "(Eu devo aceitar todos os meus sentimentos, mas não os comportamentos provocados por eles.)"

    Bom, acho que tudo que tentei dizer se resume nessa última frase... Comparando sentimentos com a essência ou seja a natureza humana.

    ResponderExcluir