terça-feira, 7 de junho de 2011

Trabalho X Ótimo trabalho


Bom pretendo escrever hoje sobre algumas coisas que aprendi sobre trabalho, seja em grupo ou solitário, seja em sua empresa, em casa ou mesmo em sua igreja ou local que você se relaciona com pessoas.
São apenas algumas parábolas que nos ajudam a entender várias situações que surgem em nosso dia-a-dia,muitas delas engraçadas e outras bem marcantes na nossa vida profissional e social.

As coisas sempre foram assim por aqui

"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula. No meio da jaula, uma escada, e, sobre ela, um cacho de bananas.Quando um macaco subia a escada para pegar as bananas, um jato de água fria era acionado em cima dos que estavam no chão.
Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros pegavam-no e enchiam-no de pancada. Com mais algum tempo, nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.
Então, os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo já não mais subia a escada.
Um segundo, macaco, veterano, foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos, foram substituídos.
Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado uma banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
" Não sei...Mas as coisas sempre foram assim por aqui..." "

O fruto da persistência

" Um homem investe tudo o que tem numa pequena oficina. Trabalha dia e noite, inclusive dormindo na própria oficina. Para poder continuar nos negócios, empenha as jóias da esposa. Quando apresentou o resultado final de seu trabalho a uma grande empresa, disseram-lhe que seu produto não atendia ao padrão de qualidade exigido. O homem desiste?
Não! Volta à escola por mais dois anos, sendo vítima da maior gozação dos seus colegas e de alguns professores que o chamavam de "visionário". O homem desanima? Não!
Após dois anos, a empresa que o recusou finalmente fecha contrato com ele.
Durante a guerra, sua fábrica é bombardeada duas vezes, sendo que grande parte dela é destruída. O homem se desespera e desiste? Não! Reconstrói sua fábrica, mas um terremoto novamente e arrasa. Essa é a gota d'água e o homem desiste? Não!
Imediatamente após a guerra segue-se uma grande escassez de gasolina em todo o país e este homem não pode sair de automóvel nem para comprar comida para a família. Ele entra em pânico e desiste? Não! Criativo, ele adapta um pequeno motor à sua bicicleta e sa às ruas. Os vizinhos ficam maravilhados e todos querem também as chamadas: bicicletas motorizadas.
A demanda por motores aumenta muito e logo ele fica sem mercadoria. Decide então montar uma fábrica para essa novíssima invenção. Como não tem capital,resolve pedir ajuda para mais de quinze mil lojas espalhadas pelo país. Como a idéia é boa, consegue apoio de mais ou menos cinco mil lojas, que lhe adiantam o capital necessário para a indústria.
Encurtando a história: Hoje a Honda Corporation é um dos maiores impérios da indústria automobílistica japonesa, conhecida e respeitada no mundo inteiro. Tudo porque o Sr. Soichiro Honda, seu fundador, não se deixou abater pelos terríveis obstáculos que encontrou pela frente."

O fácil, o difícil e o impossível

" O que chamamos de fácil nada mais é do que aquilo que já conhecemos muito bem. E por que conhecemos bem? Porque já convivemos com aquilo habitualmente.
Mas, se pensarmos bem, veremos que uma determinada coisa se tornou fácil depois de muito tempo de convivência com ela.
Descobrimos, então, que fácil é aquilo que já fizemos repetidas vezes.
Se fácil é aquilo que já repetimos várias vezes, é, então, possível transformar as coisas dificeis e impossíveis em coisas fáceis.
Como?
* começando desde já a conviver com a possibilidade de alcançá-las;
*começando desde já a praticá-las;
*começando desde já, e, em pequenas doses, a fazer com que o impossível torne-se difícil tornar-se fácil.
Sabemos que ver as coisas dessa maneira não é fácil, é até um pouco dificil,mas também impossível já não é mais, a partir do momento em que descobrimos, pelo menos, qual é o caminho a seguir.

Então, caros leitores de Devaneios Meus, pensemos:

" Se a vida vai ser algo fácil, difícil ou impossível, isso vai depender de nós mesmos.
 Aquilo que nem sempre sequer tentamos será sempre impossível.
Aquilo que começamos a tentar agora é difícil.
E aquilo que já fazemoshá muito tempo tornou-se algo fácil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário